Marketing

Retenha público com a pesquisa NPS e transforme em indicadores-chave

Felix Polo
Felix Polo
Posted:
November 25, 2023

Segundo Peter Drucker “o propósito de uma empresa é criar um cliente”. Sendo assim, a empresa precisa desenvolver uma série de estratégias voltadas para atrair o seu público, transformá-los em clientes e fidelizá-los. Procurando analisar a relação dos consumidores com a sua marca. Um dos métodos mais utilizado atualmente é o NPS, que tem como principal objetivo avaliar as percepções e medir a satisfação dos clientes, utilizando uma simples pergunta: Em uma escala 0 a 10 qual probabilidade de você recomendar a empresa para um familiar ou amigo? Através da pesquisa de satisfação é possível identificar pontos importantes sobre o atendimento, produtos e/ou serviços da sua empresa e avaliar se estão de acordo com o perfil dos seus consumidores. No caso, também tem a opção de aplicar uma pergunta secundária para descobrir o motivo que levou o cliente a dar a tal nota. 

A Pesquisa NPS com Yay!

A pesquisa NPS auxilia também a identificação dos problemas de forma rápida e objetiva. Para tratá-los o quanto antes e dar um retorno ao cliente, mesmo se o problema apontado por ele não tiver solução no momento. Estabelecer uma comunicação direta e contínua com os clientes torna o processo mais dinâmico e eficaz, e facilita na construção de um relacionamento mais transparente e consolidado. Ou até mesmo para atrair o seu público para algo. Após aplicar a pesquisa utilizando a Yay! a empresa terá acesso aos dados em tempo real e irá acompanhar todas as informações em uma única plataforma. Sendo assim, terá dados e informações relevantes das percepções dos seus consumidores, e poderá utilizá-los para fazer um alinhamento estratégico e elaborar indicadores-chave para o seu negócio. Apenas criar indicadores não garante eficiência e nem resultado. Pois tem que saber o que é mais importante e o que faz sentido para a empresa analisar e criar indicadores coerentes. Depois de elaborar os principais indicadores é necessário monitorar com frequência e acompanhar a performance da sua empresa. Principalmente os indicadores voltados para o atendimento ao cliente e resolução de problemas identificados via pesquisa. O método NPS auxilia a empresa observar o que é mais importante monitorar e coletar informações detalhadas que podem auxiliar na elaboração dos indicadores.

E, serve também para obter insights importantes, dar suporte ao processo decisório e para criar futuras estratégias de marketing. Saiba mais informações sobre a Yay!