Marketing

5 dicas para aumentar o número de promotores da sua marca

Felix Polo
Felix Polo
Posted:
September 20, 2023

Primeiramente, através da pesquisa de satisfação é possível obter informações detalhadas e relevantes das percepções dos seus clientes sobre a sua empresa. O método NPS classifica os clientes de acordo com as notas em três categorias: Promotores, Neutros e Detratores.

1. Atendimento de qualidade e proatividade

Saber com quem está se comunicando e qual a melhor abordagem é de grande importância para obter mais retorno e garantir mais eficiência qualidade e velociadade nas respostas. Sendo assim, após identificar cada perfil de cliente a sua empresa poderá ter estratégias para reter os promotores. E assim converter os  neutros e detratores em clientes potenciais.

2. Aplicar pesquisa de satisfação

Aplicar pesquisa de satisfação também auxilia na identificação do perfil dos seus clientes e o método NPS ajuda segmentar o seu público em Promotores, Neutros, Detratores. Desta forma, as empresas terão acesso ao ponto vista de cada público e poderá elaborar estratégias mais direcionadas. A pesquisa NPS também contribui de forma favorável para manter o alinhamento estratégico, tático e operacional da empresa utilizando como parâmetro as considerações dos clientes e os objetivos centrais da empresa, estabelecendo melhores práticas para atender as necessidades de cada público.

3. Comunicação frequente

Além do bom atendimento é preciso estabelecer uma comunicação contínua com o seu público, criar um relacionamento consolidado e também focar em atender as demandas específicas dos seus clientes. Ter uma comunicação contínua com seus consumidores ajuda também a compreender o comportamento de compra do seu público, as preferências e as motivações.

4. Estratégias direcionadas

Conquistar o cliente é o primeiro passo, mas para fidelizá-lo e mantê-lo na lista de promotores da sua marca é preciso estabelecer uma comunicação contínua e criar estratégias direcionadas. O ideal é estabelecer estratégias para cada tipo de perfil (Promotores, Neutros, Detratores), pois cada público exige uma abordagem diferenciada por ter percepções distintas sobre os produtos e serviços da sua empresa.

5. Feedback e processo de melhoria contínua

O processo se inicia pelo atendimento, no qual o cliente procura conhecer melhor a sua empresa e o que ela oferece, tanto no meio virtual quanto no ambiente físico. É importante direcionar o cliente para o que eles estão procurando e compreender as necessidades de cada perfil de consumidor.

Após o processo de compra tem o pós-venda, que além de avaliar a experiência dos clientes por meio de pesquisa de satisfação, serve também para manter o seu cliente informado e destacar os benefícios de ser um cliente leal da sua empresa

Para garantir mais eficiência no processo de venda e no atendimento é necessário identificar os pontos negativos apontados pelos clientes. Tratar os problemas e mantê-los informados sobre as devidas correções que serão realizadas ou que tal problema já está resolvido, concluindo assim o fechamento de looping.

Em síntese estas dicas poderão te auxiliar na elaboração de estratégias para aumentar o número de Promotores e gerar feedbacks positivos. Agregando mais valor para os seus clientes e por consequência para a sua empresa.

Confira mais informações sobre pesquisa NPS!