Marketing

O Case NPS da Nubank

Felix Polo
Felix Polo
Posted:
September 22, 2023

Hoje você vai conhecer o case nps da Nubank. A Nubank afirma que nasceu com essa proposta, ser o mais próximo possível do seu cliente através de uma entrega de contribuir com as pessoas a controlar sua vida financeira. Nubank tem por conceito ser muito mais que um banco digital, é um produto com simplicidade e transparência e liberdade para com seu usuário da marca. E é por isso que neste artigo vamos compartilhar com você, como a Nubank usa o Net Promoter Score (NPS) a seu favor.

De acordo com a Nubank, faz parte da cultura da empresa superar expectativa dos seus clientes, e entregam a melhor experiência possível a eles, contando já com mais de 20 milhões de usuários, e fãs da marca.

Além disso, afirmar os objetivos propostos pela Nubank, o Net Promoter Score (NPS), é um forte aliado da empresa para quantificar o nível de satisfação, seu escore é 87!!! Quando o negócio é valorizar o cliente o “roxinho” não está de brincadeira. A pesquisa é aplicada desde 2015 e sempre esteve acima de 85 pontos na avaliação, quando o normal do setor bancário brasileiro é bem abaixo disso.

A média de Net Promoter Score (NPS) dos principais bancos do Brasil é 24. Do mesmo modo que já justifica o crescimento acelerado do Nubank. Afinal, o NPS também mede o Boca a Boca, a probabilidade de um cliente recomendar o serviço para outros clientes.

O Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica de lealdade do cliente criada por Fred Heichheld em 2003 através de uma publicação de um artigo chamado The One Number You Need to Grow na revista da Universidade Harvard - HRB - Harward Business Review, com o objetivo de medir o grau de lealdade dos clientes das empresas de qualquer segmento, trazendo reflexos da experiência e satisfação dos clientes.

Cultura Centrada no Cliente

Cultura Centrada no Cliente, isto é, foco 100% no cliente. As empresas que determinaram sua cultura voltada para o consumidor, com certeza obtém resultados mais lucrativos e positivos do que empresas que seguem outros modelos, é o caso da Nubank.

O Cliente é o principal ativo da sua empresa, e ele busca experiência. E com isso ele precisa de uma interação verdadeira com a marca que ele escolheu de sua preferência. A interação com o consumidor precisa ser totalmente clara e transparente, trazendo realmente a essência que a marca possui, e isso é construído em: Missão, Visão, Valores.

O Sexto maior banco do Brasil em tempo recorde - NPS da Nubank

Desde já, com pouquíssimo tempo de operação, o Nubank se coloca na posição de 6º maior base de clientes do Brasil. Fundado apenas em 2013, em janeiro de 2020 o Nubank já contava com mais de 20 milhões de clientes ativos. Nada mal para alguém que começou “ontem”.

O próprio Nubank atrela esta taxa de crescimento a qualidade de atendimento com os clientes. Por isso, internamente, eles chamam o NPS de o “Número mágico”.

Você sabia que pesquisas apontam que 5% de melhora no seu NPS podem representar até 70% de taxa de crescimento no seu faturamento?

Dessa forma, que você está esperando para colocar em prática e ter o seu próprio “número mágico”?

Conheça mais sobre o Net Promter Score (NPS) com a Yay!

A Yay! Forms é a ferramenta ideal para você conhecer se o seu cliente está satisfeito com o seu produto ou serviço. Através de apenas uma pergunta você extrairá informações valiosas para seu negócio e ainda descobre se a experiência do usuário da sua marca está de acordo com o seu objetivo.

Se a sua empresa tem uma cultura centrada no cliente, a prática de fazer pesquisas é fundamental para afirmar a estratégia que você decidiu seguir.

A Yay é uma ferramenta para monitorar avaliações dos clientes utilizando diversos métodos, inclusive o método Net Promoter Score (NPS), que tem como principal objetivo medir a percepção dos clientes e o nível de satisfação utilizando uma escala de 0 a 10 que identifica a probabilidade do cliente recomendar a sua empresa para um familiar ou amigo.

Yay! Forms e os benefícios para o seu negócio

Aqui a gente vai te contar oito pontos importantes, para você inserir o Yay no seu negócio:

  1. O NPS ajuda a conhecer o consumidor, por consequência ajuda a melhorar o relacionamento com a marca;
  2. A grande vantagem, é o feedback;
  3. Coloque-se no lugar do cliente - empatia;
  4. Agilidade e facilidade devem estar na cultura da empresa;
  5. Saiba ouvir para melhorar a experiência do cliente;
  6. Valiosas sugestões de melhoria;
  7. Comunique-se ativamente para que o relacionamento seja mais próximo - Transmite credibilidade;
  8. Demonstre que se importa com o consumidor.

E tudo isso com uma simples pergunta: Qual a probabilidade de você nos recomendar para um amigo?

Logo, se você ficou curioso com o case do Nubank, e quer saber mais como funciona uma pesquisa NPS, conheça o Yay! e faça o teste com a sua empresa, e descubra informações valiosas para o seu negócio. Acesse: yayforms.com/br e entenda por que o número mágico do Nubank pode fazer o seu cliente crescer em taxas muito acima da concorrência.